Pesquisadores do Ceará conduzem estudo para produção de Hidrogênio Verde

A energia solar empregada na produção de Hidrogênio Verde na pesquisa é fornecida pelos painéis instalados pela Secitece no Campus IFCE/Pecém.




Ciência, Notícias

O Governo do Ceará, através da Secitece, está apoiando uma pesquisa que busca assegurar a segurança, eficiência e qualidade na produção de Hidrogênio Verde. Esta pesquisa é conduzida por pesquisadores do Laboratório Inova Pecém (LABINPEC), localizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no Campus Pecém, a 51 km de Fortaleza.

O professor Michael Duarte, que lidera a pesquisa, explica que o estudo emprega a eletrólise, um processo químico que utiliza eletricidade para gerar hidrogênio. “Estamos examinando a influência de diversas variáveis no processo de produção de hidrogênio por eletrólise, usando fontes de energia renovável. Por exemplo, utilizamos painéis fotovoltaicos diretamente conectados aos eletrolisadores”, destaca.

A energia solar empregada na produção de Hidrogênio Verde na pesquisa é fornecida pelos painéis instalados pela Secitece no Campus IFCE/Pecém. Estes painéis fazem parte da Usina de Minigeração Solar Fotovoltaica de 400kWp, que é o maior equipamento público de geração fotovoltaica do estado, cobrindo uma área de 1800m² com 895 painéis, cabos e inversores elétricos distribuídos sobre os blocos C, D e E do Campus.