Período para pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem já está em andamento

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2024 começou nesta segunda-feira, dia 15.




Educação, Notícias

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2024 começou nesta segunda-feira, dia 15. Essa fase de solicitação de isenção e justificativa de ausência, para quem faltou à edição de 2023, vai até o dia 26 de abril.

Os interessados devem realizar o pedido de isenção através da Página do Participante, utilizando o Login Único do Gov.br. Caso não se lembrem da senha, é possível recuperá-la seguindo as instruções disponíveis na plataforma.

Os critérios para ter direito à gratuidade da taxa de inscrição incluem estar matriculado na 3ª série do ensino médio em 2024 em escola pública registrada no Censo Escolar, ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica com registro no CadÚnico.

Quem não compareceu aos dois dias do Enem em 2023 precisa justificar a ausência para poder participar gratuitamente da edição deste ano.

O cronograma completo do Enem 2024 inclui as seguintes etapas:

  • Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril
  • Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio
  • Período de recursos: de 13 a 17 de maio
  • Resultado dos recursos: 24 de maio

O Enem é uma avaliação do desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é utilizado por instituições de ensino públicas e privadas como critério de seleção. Além disso, os resultados também são utilizados para acessar benefícios governamentais como o Fies.