Orkut reativado? Criador da rede social promete novidades

Já consegue visualizar a sua fazenda na Colheita Feliz? Entenda melhor sobre a possível volta de uma das plataformas mais famosas dos anos 2000.




Mundo, Notícias

Na última quarta-feira (27), Orkut Buyukkokten – criador da rede social orkut – reativou o site que conquistou mais de 30 milhões de brasileiros em 2004. No pronunciamento feito em inglês e português, disponível no site, o engenheiro de software promete novidades. Apesar de não trazer muitas informações, antigos usuários já se mostram animados com a possibilidade do retorno da plataforma.

Depois do bilionário Elon Musk comprar o twitter por 44 bilhões de doláres, internautas começaram a criticar o funcionamento das redes sociais e os perigos da promoção do discurso de ódio, envoltos em uma possível ‘liberdade de expressão’. Alguns, chegaram a pedir o retorno de outras redes sociais, como o Orkut, desativado desde 2010 após ser comprado pelo Google.Pouco tempo depois, o acesso a plataforma conhecida pelas suas imensas comunidades, jogos como Colheita Feliz e os famosos Buddpokes, voltou ao ar.

No comunicado, Buyukkokten critica o funcionamento das redes sociais e a falta se segurança digital. “Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração.”, afirma.

Ele ainda citou algumas das suas motivações:

“Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”

Repercussão nas redes sociais

https://twitter.com/carolr777/status/1519688994287722497