Operação Mercado das Armas: PF cumpre mandados em 8 estados

Suspeitos de tráfico internacional de armas, usavam os correios para o crime. Ceará na lista.




Notícias, Policial

Cerca de 130 agentes tentam cumprir 25 mandados de busca apreensão e um mandado de prisão preventiva no Paraná, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Segundo as investigações, os criminosos importavam as armas, ilegalmente, do Paraguai escondidas em meio a rádios, climatizadores e panelas elétricas.

Foram expedidos 25 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva.

Material era escondido em equipamentos e transportado pelo Correio.

Traficantes traziam as armas do Paraguai com ajuda de atravessadores paraguaios.

Além do Ceará (dois em Fortaleza), mandados de busca e apreensão são cumpridos no Paraná (dois em São José dos Pinhais, um em Foz do Iguaçu, um em Santa Terezinha de Itaipu e dois em Guaratuba); Espírito Santo (dois em Cariacica); Minas Gerais (quatro em Belo Horizonte); Rio de Janeiro (três na capital); Rio Grande do Sul (um em Caxias do Sul); São Paulo (dois em Araraquara, um em Cabreúva, um em Campinas e dois em Várzea Paulista) e Sergipe (um em Aracaju). O mandado de prisão foi expedido para Brumadinho (MG).

Medidas são resultado de representação policial perante a 13ª Vara Federal de Curitiba (PR). Em nota, a PF afirma que foi identificada atuação de suspeitos nos estados do Paraná, Minas Gerais e São Paulo. O grupo atuava em associação na importação, transporte e remessa de armas de fogo e acessórios, que teriam como destino estados brasileiros.

Investigados serão indiciados pelos crimes de tráfico internacional de armas de fogo e acessórios, associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro. Se condenados, poderão pegar penas de até 12 anos de prisão.