
Diferente de outros países, no Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, um dia antes do dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro. A escolha da data tem relação com a tradição católica e também com uma estratégia comercial criada nos anos 1940.
A ideia partiu de uma campanha publicitária desenvolvida por João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, a pedido de uma loja que queria aumentar as vendas em junho, um mês historicamente fraco para o comércio. A inspiração foi o Dia de São Valentim, celebrado em 14 de fevereiro em outros países, como Estados Unidos e Canadá.
Como 14 de fevereiro no Brasil cai próximo ao Carnaval, os comerciantes acharam melhor escolher uma data que não competisse com outra festa popular. Assim, 12 de junho foi definido como o dia ideal para celebrar o amor e aquecer o mercado
A tradição pegou, e hoje a data movimenta restaurantes, hotéis, floriculturas e lojas em todo o país. Além do apelo comercial, o Dia dos Namorados se tornou um momento especial para casais expressarem carinho e fortalecerem seus vínculos.
No cariri, a data também é lembrada nos festejos do Pau da Bandeira, em Barbalha. A festa é comhecida também pelos casamentos coletivos, e pelaa simpatias realizadas por centenas de pessoas, que bebem chás, e fazem orações na esperança de encontrar um amor nos festejos de Santo Antônio.