Novos peritos do INSS devem atuar no Ceará com foco na redução de filas

Barbalha e outros 25 municípios cearenses serão beneficiados com reforço no atendimento da Previdência.

Notícias, Regional

O Ceará vai receber um reforço de 60 novos peritos médicos federais, para atuar no atendimento da Previdência Social em 26 municípios do estado, incluindo Barbalha, no Cariri. A medida faz parte da nomeação nacional de 500 profissionais aprovados em concurso, após 15 anos sem novos ingressos na carreira.

A chegada desses peritos tem como objetivo acelerar os atendimentos presenciais e reduzir a fila de espera por perícias médicas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que hoje afeta milhares de segurados. No Ceará, cidades como Crateús, Itapipoca, Iguatu, Limoeiro do Norte e Barbalha estão entre as contempladas com o reforço.

Com a prioridade voltada às regiões Norte e Nordeste, onde estão as maiores demandas reprimidas, o Ministério da Previdência Social estima um crescimento significativo na capacidade de atendimento: mais de 36% no Nordeste e cerca de 46% no Norte. O impacto será especialmente sentido em cidades de médio porte, onde o acesso à perícia médica é mais limitado.

Em Barbalha, a expectativa é que o novo perito designado ajude a desafogar os atendimentos da região do Cariri, beneficiando também moradores de municípios vizinhos, como Missão Velha e Jardim. A presença de um profissional permanente deve garantir mais agilidade na análise de benefícios por incapacidade e aposentadorias por invalidez, entre outros serviços.

Os novos peritos nomeados devem assumir seus postos já em agosto. O concurso que viabilizou a contratação contou com quase 14 mil inscritos e foi realizado em fevereiro de 2025. A medida representa um avanço no compromisso do governo com o fortalecimento do atendimento público e a valorização do cidadão que mais precisa.

publicidade
publicidade