Nota de 200 reais entra circulação

Banco Central apresentou o visual da nova cédula em um evento. Segundo o órgão, ao menos 450 milhões de notas serão impressas até o final de 2020.




Economia, Notícias
200 reias

Do mesmo tamanho da nota de 20, a nova nota de 200 traz um Lobo-guará cinza e divide opiniões.

O Banco Central alega que havia necessidade de lançar uma nova nota, com valor maior, pois desde o início da pandemia do Covid-19, é possível observar um aumento do uso de dinheiro em espécie. Em momentos de incerteza como é o caso de uma pandemia, dinheiro simboliza segurança. Pessoas e empresas fizeram saques para constituir reserva.

No final de março, a quantidade de dinheiro em circulação era de aproximadamente R$ 260 bilhões. A partir daquele momento, esse montante começou a subir rapidamente e em 17 de agosto alcançou R$ 350 bilhões.

Como não é possível mensurar por quanto tempo os efeitos da pandemia vão persistir e considerando que o dinheiro em espécie ainda é a base das transações em nosso país, o BC entende que o momento é oportuno para lançamento de projeto de cédula pré-existente. Segundo o Banco central essa ação é uma medida preventiva para um possível novo aumento da demanda de numerário pela população.

A nova nota possui elementos de segurança que também estão em outras denominações e já são conhecidos pela população, como o número que muda de cor e a marca-d’água:

  • Número que Muda de Cor, que muda do azul para o verde, com uma faixa brilhante parecendo rolar para cima e para baixo, ao se movimentar a nota;
  • Marca-d’Água, que apresenta o valor da nota e a imagem do animal;
  • Número Escondido, que aparece quando a nota é colocada na posição horizontal, na altura dos olhos; e
  • Alto-Relevo, em diversas áreas na frente e no verso da nota.

A impressão em tons sépia não agradaram a todos, veja: