Nordeste teve o maior impacto de cortes de bolsas da Capes

As áreas mais afetadas foram as de engenharias, educação e medicina




Notícias

Em 2019, o Nordeste perdeu 2.063 bolsas de pós-graduação, sendo a região do Brasil mais afetada com os cortes da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) feito pelo governo Jair Bolsonaro. Ao todo, 7.590 bolsas para financiar pesquisas de pós-graduandos foram canceladas.

As universidades nordestinas perderam o equivalente a 12% das bolsas antes vigentes. Por mais que o Sudeste tenha o maior número de bolsas canceladas, totalizando 2.882, por concentrar o maior número de programas e órgãos de pesquisa, os cancelamentos representaram 6% do total.  Proporcionalmente, o Nordeste teve o maior impacto. A região do país tem um sistema menor e mais novo de pós-graduação e pesquisa.

Os números foram publicados no jornal Folha de S.Paulo, que também apontou que áreas mais afetadas foram as de engenharias, educação e medicina. Mestrados e doutorados em engenharia, por exemplo, perderam 959 bolsas, o maior volume. Na sequência, aparecem educação, com 241 cortes, e medicina, cujos programas tiveram 232 bolsas cortadas.

A Capes é vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Comandada por Abraham Weintraub, a pasta passou por bloqueios de orçamento no ano passado. As medidas provocaram redução de investimentos

Em setembro de 2019, a Universidade Regional do Cariri afirmou que com os cortes, que na época sinalizavam para 5.613 bolsas de mestrado, doutorado e pós-graduação canceladas, a região do Cariri poderia sofrer o impacto de R$4,2 milhões com cortes de bolsas CAPES e CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 

Nas outras regiões do país, os cortes ficaram em 686 cancelamentos (10%) no Centro-Oeste e 376 (9%), no Norte. Na região Sul, as 1.107 bolsas canceladas significaram 5% de perda. Segundo a Capes, não há planos para novos cortes. A verba para o órgão em 2020, no entanto, é menor do que a do ano anterior.

Com informações da Folha de S. Paulo