A Defensoria Pública do Ceará vai realizar, em agosto, uma ação especial para ajudar pessoas que não têm o nome do pai na certidão de nascimento. O mutirão se chama “Meu Pai Tem Nome” e será gratuito. As inscrições acontecem pela internet, de 1º a 18 de julho, e podem participar moradores de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Sobral.
O atendimento principal será no dia 9 de agosto, em três cidades: Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. Quem mora em Crato ou Barbalha será atendido no posto de Juazeiro. A iniciativa faz parte de uma campanha nacional que ocorre todos os anos no mês de agosto, perto do Dia dos Pais.
Durante o mutirão, haverá dois tipos de atendimento. Um é para os casos em que o pai aceita registrar o filho de forma voluntária, sem precisar de processo. O outro é quando é necessário abrir uma ação na Justiça para investigar e reconhecer a paternidade.
No Dia D, também serão feitas audiências para buscar acordos entre pais e mães, além de atendimentos para adultos que querem incluir o nome do pai na certidão. Mães que criam filhos sozinhas também podm procurar ajuda.
Esse problema ainda é muito comum. Em 2024, mais de 150 mil crianças no Brasil foram registradas sem o nome do pai. No Ceará, foram mais de 7 mil. Com essa ação, a Defensoria busca garantir o direito de todos ao reconhecimento familiar.

