Municípios do Crajubar criam comitê para avaliar situação pandêmica

A medida foi definida em reunião realizada ontem, 04. O comitê também já definiu algumas ações de primeiro plano, entre elas a ampliação da testagem.




Notícias, Regional

As cidades que compõem a região metropolitana do Cariri; Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, o chamado Crajubar, anunciaram por meio de seus prefeitos a criação de um comitê integrado gestão da pandemia. A ação conjunta será comandada pelos gestores das três cidades, Zé Ailton Brasil (PT), Glêdson Bezerra (Podemos) e Guilherme Saraiva (PDT), respectivamente.

O comitê terá como objetivo maior promover avaliações mais coesas e focalizadas quanto a situação da pandemia de Covid-19 na região. A primeira reunião aconteceu no dia de ontem, 04, e algumas medidas já foram definidas. Segundo anunciado pelo gestor de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, haverá ampliação do número de testes, intensificação de campanhas publicitárias de conscientização. Além do endurecimento da fiscalização contra aglomerações e festas clandestinas.  

De acordo com Glêdson, inicialmente, o comitê está composto pelos prefeitos das cidades. No entanto, também serão convidados os presidentes das casas legislativas municipais, representantes de entidades de classe, como Sindindústria (Sindicato da Indústria), Sindiloja (Sindicato dos Lojistas de Juazeiro do Norte) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). E também pessoas ligadas ao judiciário e a sociedade civil.

Como primeira medida os prefeitos afirmaram que não haverá decretação de isolamento social rígido (Lockdown). Entretanto, foi frisado que ocorrendo mudança no patamar de contaminação, a medida pode ser adotada como ação imediata.