Cariri impõe medidas mais restritivas a partir desta quarta-feira (10); venda de bebidas alcoólicas é proibida

Medidas mais restritivas foram pensadas, após reunião virtual entre o comitê formado pelos prefeitos dos municípios caririenses nesta terça-feira (09)




Notícias, Saúde

Após a reunião virtual entre os prefeitos dos municípios da região do Cariri, que aconteceu na tarde desta terça-feira (10), novas medidas mais restritivas serão implantadas nos 29 municípios da região. Uma das restrições é a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos.

A decisão foi acatada depois da recusa de acontecer um lockdown no território caririense. Foram apresentados os dados pelos técnicos da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). De acordo com os números, a situação é crítica, devido a presença da nova variante na região, a alta positividade dos testes e a ocupação total dos leitos clínicos e de UTIS nos principais municípios.

As medidas a serem adotadas de imediato pelos municípios são:

– Intensificar a fiscalização para o cumprimento do decreto em vigor, com efetivação de multas;

– Aplicar multas para pessoas e estabelecimentos que não respeitarem as regras;

– Proibir venda e consumo de bebida alcoólica em todos os estabelecimentos comerciais;

– Cobrar dos bancos a organização do fluxo de atendimento, oferecendo o agendamento;

– Controlar os transportes municipais e intermunicipais.

Apesar do lockdown ter sido descartado neste primeiro momento, não é uma possibilidade definitiva, devido as projeções, que também preocupam os gestores. Uma nova reunião acontecerá nesta sexta-feira (12), para nova
avaliação.