Morre o jurista Paulo Bonavides

O jurista cearense era figura importante no campo do Direito, sendo professor emérito da UFC desde 1991. Bonavides também fundou o sindicato cearense dos jornalistas profissionais




Notícias

Morreu na manhã desta sexta-feira, 30, em Fortaleza o jurista e professor emérito da Universidade Federal do Ceará (UFC), Paulo Bonavides. A informação foi publicada pelo atual Reitor da UFC, Cândido Albuquerque. Paulo Bonavides tinha 95 anos e a causa da morte ainda não informada.

O jurista é amplamente reconhecido, tido como um dos maiores do país, lecionou durante trinta anos na universidade Federal do Ceará, sendo professor emérito desde 1991. Paulo Bonavides construiu uma sólida trajetória acadêmica, sendo amplamente reconhecido e premiado, tem diversos livros escritos. Além de títulos de Doutor honoris causa, dentre eles cita-se a Universidade de Lisboa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de Córdoba, entre vários outros. Recebeu, ainda, a Medalha Teixeira de Freitas do Instituto de advogados do Brasil, Medalha Rui Barbosa da Ordem dos Advogados do Brasil Medalha da Abolição do Governo cearense e diversas outras honrarias.

Paula Bonavides também tem singular importância para o jornalismo cearense, ele foi um dos fundadores e primeiro presidente do Sindjorce (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará). Em 2018 Bonavides defendeu o papel do Sindjorce, em evento da entidade que o homenageou ele declarou: “Enfrentamos a desconfiança de quem fazia parte da ACI (Associação Cearense de Imprensa). Mas argumentei à época que eram entidades com atribuições diferentes. O Sindicato representa e defende os interesses da classe, enquanto a ACI reúne trabalhadores e patrões, com contexto associativo”.

A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), junto com o Sindjorce manifestaram pesar pela perda de Bonavides, e se solidarizaram com os parentes e amigos. O governador Camilo Santana (PT) decretou luto oficial de três dias.

Certamente Bonavides é um nome a ser lido, lembrado e debatido. Deixa uma obra e uma vida que falam por ele, deixa um quadro de defesa em tempos de necessária luta.

Sobre Paulo Junior

Graduando em jornalismo pela UFCA. Um apaixonado por política, literatura e cinema. E-mail: [email protected]

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.