Morre Erasmo Carlos, pioneiro do rock nacional

O artista era um dos principais nomes da Jovem Guarda, e compôs mais de 600 canções ao longo de cerca de 60 anos de carreira.




Brasil, Notícias

O mundo da música perdeu hoje, 22, um dos seus maiores nomes, o cantor e compositor Erasmo Carlos, também conhecido como Tremendão. Chamado, ainda, de Gigante Gentil, Erasmo foi internado às pressas no Hospital Barra D’or, no Rio de Janeiro na noite dessa segunda-feira,21. O artista – que tinha 81 anos – passou mal em casa, e ao chegar na unidade médica precisou ser intubado. A confirmação da morte veio apenas durante a tarde, por volta das 14h30. A causa ainda não foi oficialmente informada. 

Erasmo Carlos esteve anteriormente internado por duas semanas, tendo recebido alta hospitalar no último dia 2 de novembro. O cantor estava tratando uma síndrome edemigênica, quadro que é notado quando existe desequilíbrio entre as forças bioquímicas que asseguram que os líquidos se mantenham dentro dos vasos sanguíneos.    

O Tremendão é um dos artistas mais conhecidos do país, considerado um dos pioneiros do rock nacional. Ele também dividiu com outros grandes artistas da década de 1960 a formação e consolidação do movimento Jovem Guarda. Erasmo tem mais de 600 composições, e viu suas canções serem gravadas por nomes diversos da música brasileira. 

Suas composições são majoritariamente divididas com o parceiro Roberto Carlos, amigo de longa data, e com quem ele compartilha alguns dos maiores sucessos da carreira. Segundo divulgado, os dois tiveram uma última conversa na noite dessa segunda-feira, antes de Erasmo ser intubado. Os dois escreveram juntos mais de 500 canções. 

Premiado, Erasmo Carlos ganhou em 17 de novembro último o Grammy Latino de melhor álbum de rock ou música alternativa em língua portuguesa. A premiação veio em virtude de seu trabalho mais recente, o álbum intitulado: O futuro pertence à jovem guarda. Além desse, o artista tem outros 4 Grammys.