Mísseis iranianos atingem bases dos EUA no Iraque

Líder supremo do Irã afirma que ataque com mísseis é um ‘tapa na cara’ dos EUA




Mundo, Notícias
Mísseis iranianos atingem bases dos EUA no Iraque

Emissora iraniana noticia lançamento de mísseis contra alvos no Iraque — Foto: Iribnews/Reprodução

Duas bases no Iraque usadas por forças americanas e iraquianas foram atingidas por mais de 12 mísseis iranianos na noite deste terça-feira, 07. O Irã assumiu a autoria do bombardeio e ameaçou ataques dentro dos Estados Unidos se os americanos respondessem aos mísseis.

Houve relatos de vítimas iraquianas, que não foram confirmados. De acordo com a avaliação inicial dos Estados Unidos, não há vitimas americanas, os mísseis atingiram áreas da base que eram ocupadas por iraquianos.

A operação contra as bases intitulada “Martir Soleimani” foi executada pela Guarda Revolucionária do Irã. O ato é uma retaliação ao ataque que matou o general Qassem Soleimani.

“Os ataques de mísseis hoje foram apenas o primeiro passo”, declarou um comandante da guarda, que não foi identificado, à rede de TV estatal Irib, segundo a Reuters.

No Twitter, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, disse que estava tudo bem.

“Tudo está bem! Mísseis lançados do Irã em duas bases militares localizadas no Iraque. Avaliação das vítimas e danos estão ocorrendo agora. Por enquanto, tudo bem! Temos, de longe, as forças armadas mais poderosas e bem equipadas do mundo! Farei uma declaração amanhã de manhã”.

Nesta quarta-feira, 08, líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse que os ataques com mísseis contra alvos dos EUA no Iraque foram “um tapa na cara” dos Estados Unidos.

Durante o discurso televisionado, Khamenei afirmou que uma ação militar não é suficiente. “Uma ação militar como essa não é suficiente. O importante é acabar com a presença corrupta da América na região”