Missas e cultos podem acontecer presencialmente em todo o Ceará; Diocese de Crato permanece com missas on-line

Mesmo com as liberações, o decreto também destacou que continuam as recomendações para que as celebrações permaneçam acontecendo de forma virtual.




Notícias, Regional

Em decreto publicado neste domingo (04), foi autorizada a realização de missas e cultos com até 25% da capacidade em todo o Ceará. A decisão foi acatada para cumprir uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou em caráter provisório, que estados, municípios e o Distrito Federal não podem modificar as normas de combate à pandemia da Covid-19, que proíbam completamente as celebrações religiosas presenciais.

Mesmo com as liberações, o decreto também destacou que continuam as recomendações para que as celebrações permaneçam acontecendo de forma virtual. Sendo assim, a Diocese de Crato acatou e divulgou nota nesta segunda-feira (05), informando que permanecerá com as celebrações sem a presença dos fieis. Já as igrejas evangélicas, vão realizar os cultos presenciais, respeitando todas as normas de prevenção à Covid-19.

Veja a nota na íntegra sobre o posicionamento da Diocese:

“O bispo da Diocese de Crato Dom Gilberto Pastana de Oliveira emitiu nota nesta segunda-feira, dia 5 de abril, na qual orienta aos padres e administradores paroquiais que, embora a liminar do Ministro do Supremo Tribunal Federal Kássio Nunes Marques tenha liberado a realização das celebrações religiosas com a presença de fiéis, a Diocese continuará com as celebrações eucarísticas de forma on-line, ainda sem a presença destes, dada a situação sanitária na região. Segundo a Plataforma do Governo Estadual Integra Sus – que o bispo acompanha diariamente e com preocupação – o Cariri contabiliza 61.634 casos confirmados, 1.140 óbitos e 20 pessoas, oriundas de 10 municípios, necessitam urgentemente de leitos de UTI. Também informa que o atendimento das secretarias paroquiais deve ser de forma remota e que os casos mais urgentes podem ser resolvidos individualmente, mediante prévio agendamento, como indicado no último Decreto, ainda em vigor. Por fim, pede que sigam “firmes na esperança de que alcancemos, o mais breve possível, pelo menos metade da população vacinada para que vejamos os horizontes de um tempo novo, com a retomada gradual e sensata de todas as atividades do nosso povo”.

Sobre Fernanda Alves

Fernanda Alves, tem 24 anos, é de Juazeiro do Norte e formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência na área desde 2015. Mulher preta, militante e amante do Jornalismo Esportivo.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.