Ministério dos Transportes anuncia mudança no processo da CNH

Curso teórico online promete facilitar acesso à habilitação e reduzir custos

Brasil, Notícias

O Ministério dos Transportes anunciou que tirar a CNH ficará mais fácil. A partir de agora, não será mais obrigatório fazer o curso teórico em autoescola. A mudança, em consulta pública até 2 de novembro de 2025, tem como objetivo tornar o processo mais ágil e menos caro para os candidatos.

Para iniciar, é preciso ter 18 anos, saber ler e escrever e apresentar CPF e documento de identidade válidos. O processo pode ser feito digitalmente, pelo site ou aplicativo do Detran de cada estado, ou presencialmente, com acompanhamento pelo Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).

A exigência de 45 horas de aulas presenciais foi eliminada. Os candidatos poderão escolher entre cursos online do Ministério, aulas a distância em autoescolas credenciadas ou capacitação em escolas públicas de trânsito. A medida aumenta a autonomia de quem está se preparando para a prova teórica.

Depois de concluir o curso, o candidato deve realizar a coleta biométrica no Detran, passar pelos exames psicológico e de aptidão física e realizar os testes práticos de direção. A iniciativa moderniza o processo, amplia o acesso à CNH e mantém os padrões de segurança no trânsito.

foto: Marcello Casal Jr

publicidade
publicidade