Ministério da Educação divulga cronograma oficial do Enem 2020

A edição 2020 terá provas impressas e digitais




Educação, Notícias
Questões 'polêmicas' devem ficar fora da prova do ENEM, diz Inep

Publicado nesta terça-feira, 31, o cronograma para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. As inscrições para a prova ocorrem de 11 a 22 de maio.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas em duas versões este ano. A versão Impressa e a digital. Essa será a primeira vez que o exame terá a versão digitalizada.

Os candidatos, entre os dias 6 e 17 de abril, poderão pedir a isenção da inscrição e justificar a ausência nas provas do ano passado no site do Inep . O resultado será divulgado no dia 24 do mesmo mês.

A implantação do Enem Digital terá início neste ano e será feita de forma progressiva. Nessa fase inicial, até 100 mil pessoas poderão fazer a prova no novo modelo. A previsão é que a consolidação deste modelo seja feita até o ano de 2026. A estrutura do exame será igual à da versão impressa.

O processo de inscrição é feito também pelo Sistema Enem. Serão disponibilizadas 100 mil inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital, conforme distribuição das vagas previstas no edital. Por se tratar de fase piloto de implantação do novo modelo, neste primeiro ano, o Enem Digital não estará disponível para “treineiros”.

Os participantes que optarem por realizar a versão digital do exame farão as provas nos dias 11 e 18 de outubro. O Enem 2020 impresso será aplicado em 1º e 8 de novembro.