Menores que viajam sozinhos no Ceará já podem contar com autorização digital

Para emitir a autorização os pais ou responsáveis preenchem as informações no site e participam de uma videoconferência.

Notícias, Regional

Durante as férias escolares de julho, é comum que crianças e adolescentes com menos de 16 anos viagem desacompanhados para excursões, intercâmbios ou visitas a parentes. Para garantir que essas viagens ocorram dentro das normas legais, os cartórios de Notas do Ceará oferecem a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV), disponível online pela plataforma nacional e-Notariado.

O processo é feito de forma totalmente remota. Os pais ou responsáveis preenchem as informações no site e participam de uma videoconferência com o tabelião. Depois disso, recebem a autorização por e-mail ou diretamente no celular, por meio de um QR Code, que pode ser apresentado no momento do embarque em viagens aéreas ou terrestres.

A versão digital traz vantagens como a facilidade de alterações, integração com companhias aéreas e órgãos fiscalizadores, além de evitar a perda do documento físico. A emissão online também é ideal para famílias que decidem viajar de última hora ou que moram longe dos cartórios. O crescimento do uso da AEV no Ceará tem sido expressivo, dobrando a cada ano desde sua implementação.

Mesmo com a popularização do modelo eletrônico, ainda é possível emitir a autorização tradicional em pael, com firma reconhecida. No entanto, a opção digital se destaca por oferecer rapidez, praticidade e segurança, garantindo que pais e responsáveis consigam regularizar viagens com conforto e eficiência.

publicidade
publicidade