Na próxima quarta-feira, 24, a Diocese de Crato apresentará os passos da reconstrução facial e projeto da estátua de Benigna Cardoso da Silva. Como parte dos preparativos para a cerimônia de beatificação da mártir, em 24 de outubro deste ano, o momento de apresentação de sua face reconstruída contará com a presença do autor do trabalho em 3D, o designer brasileiro, Cicero Moraes, especialista em reconstrução facial forense.
A ocasião ainda contará com a apresentação da primeira estátua impressa em formato 3D com o novo rosto de Benigna Cardoso, produzida pelo Departamento de Tecnologia do Colégio Pequeno Príncipe, em Crato-CE.
Segundo a Diocese, a reconstrução facial que resultou na confecção da estátua em 3D da Mártir expressa com maior autenticidade como seria a face da “Heroína da Castidade”, uma vez que não se tem uma fotografia sua até os dias atuais. O processo foi desenvolvido com base em fotografias de familiares e parentes, além de relatos de pessoas próximas que conviveram com a menina de Santana do Cariri.
Benigna Cardoso da Silva nasceu na cidade de Santana do Cariri-CE, no ano de 1941. Aos 13 anos, foi brutalmente assassinada após resistir a uma tentativa de violência sexual por Raul, um jovem que vivia a perseguindo enquanto, todos os dias, a menina ia buscar água numa cacimba do sítio onde morava.
Data: 24 de agosto de 2022.
Horário: 16h.
Local: Auditório da CDL, R. Teopisto Abath, 481 – Pinto Madeira, Crato CE
Mesa:
– Dom Magnus Henrique Lopes, OMFCap. – Bispo diocesano de Crato;
– Padre Wesley Barros – Coordenador da Comissão para a Beatificação de Benigna Cardoso.
– Padre Paulo Lemos – Pároco da Paróquia Senhora Sant’Ana;
– Cícero Moraes – 3D designer e perito brasileiro especializado em reconstrução facial forense;
– Teresa Raquel – Diretora do Colégio Pequeno Príncipe, Crato-CE.