Médicos protestam em diferentes pontos de Fortaleza contra visita de bolsonaro ao ceará

No dia da primeira vista de Bolsonaro ao Ceará, uma das avenidas mais movimentadas de Fortaleza, que amanheceu com faixas #ForaBolsonaro.




Notícias

Via OPovo Online

O Coletivo Rebento – Médicos em Defesa da Ética, da Ciência e do SUS, realizam na noite desta quinta-feira, 25, uma manifestação com projeções em prédios de diversos bairros de Fortaleza. O ato acontece na véspera da visita do presidente da República, Jair Bolsonaro, e visa demonstrar repúdio às ações e à condução do Governo Federal diante a crise de saúde pública devido a pandemia da Covid-19.

As projeções acontecem em bairros como o Curió, a Aldeota (incluindo a Praça Portugal e a Praça da Imprensa), Edson Queiroz, Centro, Praia de Iracema e Benfica. “Quem despreza a vida não é bem-vindo ao Ceará” é uma das frases a serem projetadas em diversos espaços da capital. Além disso, haverá destaque para a luta antirracista, antiviolência policial e por visibilidade aos excluídos, segundo os organizadores.

Em nota, o coletivo declara que os 52 mil óbitos de coronavírus colocam o Brasil como “vergonha, ameaça e preocupação mundial, sem ministro da saúde há mais de um mês, sem a coordenação de ações que seria fundamental para reduzir os efeitos da pandemia no País”.

“Enquanto tantos brasileiros são infectados, adoecem e morrem, o Governo Federal insiste diariamente em ações e declarações contrárias à saúde pública, pressionando pelo fim do isolamento social, pregando uma falsa escolha entre vidas ou empregos, minimizando os riscos da Covid-19, citada como “gripezinha”, incitando a invasão e a filmagem de hospitais, tentando jogar parte da população contra os profissionais de saúde, os governadores e prefeitos que agem a favor de medidas necessárias e científicas de prevenção e combate à doença” afirma nota.

Na semana passada, o coletivo também realizou uma manifestação na Praia de Iracema, em homenagem às vítimas da Covid-19 e aos profissionais de saúde, além de crítica ao Governo Federal. Ambas as manifestações contaram propositadamente com poucas pessoas, em ambiente aberto e ventilado, e respeitaram os cuidados de distanciamento, higiene e prevenção.