MEC lança seleção unificada para professores com prova marcada para outubro

Com a PND, um mesmo professor poderá concorrer a vagas em diferentes regiões do Brasil, como no Sul ou no Nordeste, por exemplo.

Educação, Notícias

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep, lançou nesta terça-feira (17) o edital da Prova Nacional Docente (PND), uma nova avaliação que funcionará como um processo seletivo unificado para selecionar professores da educação básica para atuar nas redes públicas em todo o país. A ideia é facilitar a contratação de profissionais qualificados, oferecendo uma alternativa aos concursos tradicionais.

Com a PND, um mesmo professor poderá concorrer a vagas em diferentes regiões do Brasil, como no Sul ou no Nordeste, por exemplo. A avaliação está marcada para o dia 26 de outubro e as inscrições acontecerão de 14 a 25 de julho.

Alunos que estão concluindo a licenciatura e forem inscritos no Enade 2025 participarão automaticamente, sem pagar taxa. Para os demais interessados, a inscrição custa R$ 85. Pessoas de baixa renda registradas no CadÚnico e doadores de medula óssea poderão solicitar isenção.

A prova terá duas partes: uma de conhecimentos gerais sobre formação docente, com 30 questões objetivas e uma redação, e outra com 50 questões específicas de cada área de atuação, como Pedagogia, Matemática, História, Letras, entre outras.

Além da prova, haverá questionários para entender o perfil e a formação dos participantes. Esses dados ajudarão a avaliar tanto o desempenho dos futuros professores quanto a qualidade dos cursos de licenciatura. O resultado final está previsto para ser divulgado em 10 de dezembro.