A reportagem de Drauzio Varella exibida no Fantástico do último domingo, 01, narrou a vida de mulheres trans em presídios masculinos do Brasil. Entre as histórias, uma delas deixou muita gente angustiada e emocionada na sala de casa.
Uma das cenas da reportagem trazia o diálogo da presa trans Suzy Oliveira e de Drauzio, a detenta contou que estar há 8 anos sem receber visitas. Drauzio abraçou e consolou a detenta. Quem assistiu sentiu um pouco da dor de Suzy e de outras mulheres que estão presas no sistema carcerário brasileiro.
O médico fez o que milhares de pessoas desejavam ter feito, abraçou Suzy. Atitude de Drauzio e a história da detenta comoveram brasileiros na internet. Nas redes sociais, as pessoas agradeciam pelo abraço de Varella e buscavam o endereço de Suzy para enviar cartas.
Suzy estar sozinha na José Parada Neto, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo desde que o seu marido que transferido para outra unidade.
Nesta segunda-feira, 2, a Secretaria da Administração Penitenciária do governo João Doria divulgou no Twitter o endereço da unidade para facilitar a chegada de correspondências.
Em janeiro de 2020, um levantamento divulgado pela Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo mostrou que das 232.979 pessoas presas no estado, 869 se declaram mulheres ou homens trans.