Lula se reúne com CEO do TikTok em Nova York

Encontro acontece em meio a mudanças na empresa e à regulação das redes sociais no Brasil

Brasil, Notícias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se encontrar nesta segunda-feira (22), às 12h (horário de Brasília), com o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, na residência do embaixador Sérgio Danese, representante permanente do Brasil na ONU, onde Lula está hospedado em Nova York.

Antes da reunião, o presidente dará uma entrevista à emissora americana PBS. O encontro com o executivo chinês não estava na agenda oficial até a tarde de domingo (21), mas acabou sendo incluído no fim do dia, segundo fontes do governo, a pedido do TikTok.

O assunto da reunião não foi divulgado oficialmente, mas acontece em meio às recentes mudanças na empresa nos Estados Unidos e à regulação de plataformas digitais no Brasil. Na semana passada, Donald Trump e Xi Jinping chegaram a um acordo sobre a venda das operações do TikTok nos EUA, que terão como sócias a Oracle e outras empresas americanas.

Nos últimos dias, o governo brasileiro tem avançado na regulação das redes sociais. Na quinta-feira (18), Lula sancionou a lei que combate a “adultização” de crianças nas plataformas, além de propor dois projetos de regulação de big techs, com regras econômicas e medidas para coibir práticas de concorrência desleal.