Lockdown em Juazeiro do Norte começa com desrespeito a decreto

Mesmo que nada: Ruas cheias, lojas e até feira de fogos funcionando normalmente no dia 1 de isolamento rígido no Cariri




Notícias
Lojas funcionam irregularmente durante lockdown em Juazeiro do Norte

Segundo matéria do Jornalista Antonio Rodrigues, para o G1 Ceará, o primeiro dia de isolamento social mais rígido em Juazeiro do Norte não teve colaboração efetiva da população e comerciantes.

Nesta segunda-feira, 22 de junho a cidade implementa o seu lockdown, seguindo decreto estadual em consequência ao crescimento rápido de casos da covid-19. De 1º a 21 de junho, o número de casos na cidade cresceu de 390 para 1.650, um aumento de quase 323%. Já foram 59 vidas perdidas por conta da covid-19. Neste mês de junho, a média de aumento de casos foi de 60 por dia, enquanto, em maio, era de 12 por dia.

Mesmo com números alarmantes as ruas da cidade, apresentou um grande movimento de veículos e o fluxo de pessoas, sobretudo próximos mercados, como o do Pirajá e Centro, segue acima do ideal para o isolamento restritivo.

Na manhã deste segunda, agentes da vigilância sanitária flagraram uma loja de materiais de construção aberta na rua São Pedro, principal via comercial da cidade, contrariando o decreto. O estabelecimento foi fechado e o trabalho de fiscalização segue nos três turnos. Já no bairro Pirajá, além de pessoas sem máscara, uma distribuidora de bebidas estava aberta.

A tradicional Feira de Fogos, que movimenta em média 30 comerciantes e R$ 400 mil na economia local, também foi flagrada em pleno funcionamento no bairro Limoeiro, mesmo estando proibida a sua abertura. Os vendedores, que não quiseram gravar entrevista, querem permanecer no local até amanhã (23).

Ao G1 a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte (Semasp), informou que a feira será fechada ainda hoje (22). Ainda segundo a Pasta, a partir da quarta-feira (24), foram vetadas a adoção de fogueiras e uso de fogos de artifício, práticas agravam o quadro clínico de pacientes com Covid-19.