Livro escrito por 400 estudantes da rede pública municipal é lançado em Crato

Durante o evento, foi feita a entrega simbólica dos 2.600 exemplares do livro para a Secretaria de Educação do Município.




Educação, Notícias
Lançamento de livro em Crato (Foto: Vandson Domingos)

A solenidade de lançamento do livro reuniu estudantes, professores, mestres da cultura e representantes do poder público municipal do executivo e legislativo, para prestigiar a obra que conta a história da cidade pela visão dos estudantes da rede pública municipal. O projeto foi executado pela Ambiental Crato e Instituto Aegea, em parceria com a editora Olhares e Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Educação.

No evento realizado nesta terça-feira (12), no Centro de Convenções do Cariri, houve a sessão de autógrafos e doação de 2.600 exemplares do livro para a rede pública de ensino fazer a distribuição para as bibliotecas escolares. A Secretária de Educação do Crato, Germana Brito, destaca a importância do livro e do trabalho desenvolvido com os alunos que fortalece o gosto pela leitura e escrita. “Eles, os estudantes, foram verdadeiros protagonistas, resgatando a história do nosso Crato, com todo o encantamento da nossa cultura, da nossa floresta do Araripe, do nosso povo e das nossas tradições culturais’’.

Para o Presidente do Instituto AEGEA, Edison Carlos “esse livro vai ficar na história. Não é um livro que se encerra aqui. Ele vai servir de inspiração para muitos alunos, muitos professores que virão pela frente e que terão nesse livro um material didático e histórico para se inspirar e continuar registrando a história desses personagens, dos moradores, das lideranças, dessa cidade que a gente gosta tanto”.

Proporcionar aos estudantes a oportunidade de escreverem a história de sua cidade é também uma forma de fortalecer seus laços e identidade, convidando-os a se integrar e cuidar da cidade, do meio ambiente, como quem cuida da sua casa. De acordo com a Diretora-presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim, as histórias dos personagens, das pessoas e da cultura local ficarão imortalizadas para serem divulgadas para toda cidade, para o estado do Ceará, para o Brasil e para o mundo.

Experiência Inesquecível

No Crato, o projeto foi aplicado em quatro escolas públicas, com aproximadamente 400 alunos dos 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As escolas contempladas foram a Dom Quintino, Estado da Paraíba, José do Vale Arraes Feitosa e Raimundo Nonato de Souza.

Para a estudante da Escola José do Vale, Helena Cristina Ales da Silva, o projeto foi de muito aprendizado e descobertas. “Foi uma experiência muito bacana para a escola, foram as quatro turmas de 6º ano que escreveram o livro, cada um contendo o seu próprio tema. A sala do 6º b ficou com o tema a praça Siqueira campos. Foi muito divertido, muito magnífico as nossas visitas, as conversas, as pesquisas que a gente teve, as entrevistas que fizemos na praça, a hora de escrever o livro a gente usou muito conhecimento”.

Sobre o Projeto

O Projeto Cidade da Gente já foi realizado em outras 35 cidades de norte a sul do Brasil, reunindo produções de estudantes da rede pública, além de também reunir trabalhos de professores, escritores e ilustradores de renome nacional. O projeto já foi vencedor do prêmio Retratos da Leitura 2019, promovido pelo Instituto Pró-Livro, que reconhece e premia ações que incentivam a leitura no país.

Os livros da coleção tendem a se tornar importantes referências de conhecimento para as cidades participantes, com linguagem acessível mesmo para quem não tem hábito de leitura e com a vantagem de trazer o ponto de vista das crianças locais.

Para garantir que o livro se perpetue nas escolas da rede pública de cada cidade, são distribuídos gratuitamente entre elas 2.600 exemplares de sua tiragem e oferecida uma formação aos professores para reunir ideias de uso em diferentes disciplinas, estimulando o uso pelas turmas ano a ano, em temas diversos, por muitas gerações.