Live: Programação junina no Cariri

Esta semana as unidades Sesc do Juazeiro do Norte e Crato realizam atividades online com festejos juninos




Notícias

Nem a distância impede as comemorações de São João. Não é porque é preciso ficar em casa que as festas mais populares do Nordeste vão deixar de acontecer. No entanto, elas estão ganhando características diferentes este ano, com a internet o principal meio para unir todo mundo que não abre mão de um forró no mês de junho. Assim, as unidades do Sesc Juazeiro do Norte e Crato resolveram fazer algumas atividades para comemorar o período.

Sabe o tradicional casamento junino? Pois bem, ele está de volta, e numa versão online cordelista. Técnicos do Sesc Juazeiro do Norte arrumaram tudo: noiva, noivo, padre, coronel, esposa do coronel e até sacristão. O CASAMENTO MATUTO – Buliu no Enxame Casou no Vexame é uma obra que tem como autor Cícero Carlos e adaptação de Josiel Bernardo. A inciativa é uma forma de homenagear o período festivo do São João, além de ser um convite especial para que todos possam buscar entretenimento de qualidade em casa em deixar passar as comemorações da festa mais tradicional do mês de junho.

Além disso, a unidade juazeirense destaca também as finais do concurso Destaques Juninos do Sesc Juazeiro do Norte, com transmissão pelo o Instragram @uniaojuninace e @josielbernardo. Na ocasião, os cinco finalistas da primeira fase se apresentarão. Ao todo foram 35 inscrições, com 14 rainhas da Diversidade, rainhas juninas, casais de noivos, 19 quadrilhas juninas, 11 cidades: Campos Sales, Juazeiro do Norte, Milagres, Iguatu, Aurora, Caririaçu, Várzea Alegre, Barbalha, Aurora, Icó-ce e Altaneira. As transmissões ao vivo acontecem nos dias 25, 26, 27 de junho, sempre às 20h.

No Crato, também no dia 26 de junho as 17h acontecerá o Arraiá “dendicasa” da unidade Sesc cratense, por meio de uma live transmitida pelo Instagram do sanfoneiro Chumbo ( @chumbosimsinho). Na ocasião, haverá show musical temático junino para gerar uma interação maior. Em alguns momentos a live será dividida com colaboradores do lazer do Sesc Crato gerando assim uma interação com o público. A live será um show com muito forró e o convite é para que os espectadores também entrem no clima e se vistam a caráter. Durante a apresentação, também serão propostas atividades típicas das festas juninas, como a tradicional quadrilha improvisada. A ação é gratuita e trata-se de uma realização em parceria da cultura e lazer da unidade.

São João de Todos

As unidades do Sesc Juazeiro do Norte e Crato também realizam durante todo o mês de junho o São João de Todos, com lives de diversos artistas no canal da plataforma Sua Música no Youtube. A programação acontece de quinta a domingo em diferentes horários. Durante as apresentações, o público também pode realizar doações para o programa Mesa Brasil Sesc, que atua na perspectiva da segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade e inclusão social, atendendo mais de 430 instituições sociais no Ceará.

Além disso, as festas juninas também agradam pessoas de todas as idades, inclusive os idosos. Pensando especialmente nesse público, o grupo de Trabalho Social (TSI) de ambas as unidades têm programações com muito entretenimento para idosos do grupo e público geral. As atividades são realizadas via ambiente online (zoom).

A programação junina também se estende para quem deseja aliar divertimento com exercícios físicos. Na plataforma Tudo Em Casa Fecomércio, é possível acompanhar as atividades esportivas que as unidades oferecem com muito São João e esporte dentro de casa.