Laboratório de Música Porto Vila Cariri está com inscrições abertas para projetos artísticos

Últimos dias de inscrição para programa de desenvolvimento artístico da Escola Porto Iracema das Artes




Notícias

A Escola Porto Iracema das Artes, Instituição ligada a Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), está com inscrições abertas até o dia 30 de abril para a primeira edição do Laboratório de Música Porto Vila Cariri, atividade que inicia o projeto aBarca. As atividades do Laboratório de criação, tem como objetivo desenvolver projetos artísticos, numa perspectiva de processos criativos, desenvolvidos no período de sete meses. 

As inscrições podem ser feitas por pessoas residentes no Cariri ou no Ceará a pelo menos 2 anos e com idade mínima de 18 anos, pelo próprio site da Escola. Serão selecionados até 4 projetos, sendo que a 50% dessas vagas serão destinadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais e transgêneros.  

A Escola Porto Iracema das Artes consolidou uma metodologia de formação artística e cultural que tem gerado processos e produtos artísticos de grande relevância, além de desenvolver processos formativos nas áreas de música, dança, artes visuais, cinema e teatro.  Na região do Cariri o projeto será uma parceria com a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira. 

A Diretora de Formação e Criação do Instituto Dragão do Mar e do Porto Iracema das Artes, Elisabete Jaguaribe, acentua a importância da expansão das atividades de formação artística para o interior do Ceará, e observa que todo o orçamento é financiado com recursos estaduais. 

 “O projeto responde a uma demanda antiga que nos chegava do interior do Estado. A possibilidade dessa expansão nos mobiliza profundamente, especialmente nesse momento em que estamos saindo da pandemia, com tantos desejos de encontros e de construção de novos modos de existência”. 

O programa pagará uma bolsa mensal de R$1000,00, para até 3 integrantes de cada projeto, que terá a duração de 7 meses, com orientações individuais e coletivas, com tutores escolhidos de acordo com a poética de cada projeto, ao final cada equipe apresentará um show, espetáculo ou outro formato resultante da imersão no Laboratório. O processo seletivo se dará em três etapas: análise dos documentos, avaliação técnica e avaliação final.