
Juazeiro do Norte atingiu a melhor colocação entre as 20 cidades mais populosas do Nordeste no ranking do programa Previne Brasil, com índice de 9,55 no primeiro quadrimestre de 2025. O município superou capitais como Recife (7,2), Fortaleza (6,5) e Salvador (5,56). No Ceará, lidera também entre os 10 maiores municípios e se destaca no triângulo Crajubar (Crato–Juazeiro–Barbalha).
O Previne Brasil é um programa do Governo Federal que avalia a qualidade da Atenção Primária à Saúde (APS) em cada município. A avaliação, feita quadrimestralmente pelo Ministério da Saúde, considera sete indicadores: consultas, exames de sífilis e HIV em gestantes, atendimento odontológico, exames citopatológicos, vacinação infantil, e consultas para hipertensos e diabéticos.
Segundo Quitéria Magalhães, diretora da Atenção Primária do município, o resultado é fruto do compromisso das Equipes de Saúde da Família (ESF):
“A cada quadrimestre buscamos novas estratégias para ampliar esse trabalho, e cada profissional das ESFs é fundamental para manter Juazeiro em 1º lugar”, afirma.
Desde 2021, Juazeiro do Norte passou de 75 para 88 equipes de saúde da família avaliadas, o que impulsionou o Índice de Saúde da Família (ISF) de 2,87 para os atuais 9,55 — mantendo-se acima de 9 há sete quadrimestres consecutivos.
Confira o top 5 do ranking:
- Juazeiro do Norte (CE) – 9,55
- Vitória da Conquista (BA) – 8,77
- Caruaru (PE) – 7,71
- Maceió (AL) – 7,64
- Recife (PE) – 7,20