Juazeiro do Norte define regras para plantio em cemitérios municipais

Portaria nº 67/2025 disciplina espécies permitidas, altura máxima e cuidados obrigatórios no plantio em cemitérios de Juazeiro do Norte.

Natureza, Notícias

A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte (SEAMASP) publicou, nessa terça-feira (2), a Portaria nº 67/2025, que estabelece normas para o plantio de árvores, plantas e gramas em jazigos e terrenos dos cemitérios municipais.

Segundo a pasta, a medida busca garantir padronização estética, preservação da estrutura, higiene, segurança e acessibilidade nos espaços públicos.

Entre as proibições, estão o plantio de árvores de grande porte ou espécies de raízes agressivas, cultivo de plantas acima de 50 cm, uso de espécies que soltam muitas folhas, flores ou frutos, além de cercas vivas, trepadeiras, palmeiras, coqueiros, buxinho e objetos cortantes, como vidros ou cerâmicas quebradas.

Será permitido o uso de plantas ornamentais de pequeno porte, preferencialmente em vasos ou floreiras, mediante autorização da administração do cemitério. Estão liberadas espécies como kalanchoe, violeta-africana, begônia, lírio-da-paz, mini-espada-de-são-jorge, suculentas, maranta-pavão, ixora chinesa e vinca de Madagascar.

Os permissionários que desejarem realizar o plantio deverão assinar um Termo de Responsabilidade, comprometendo-se com a manutenção periódica do espaço. O documento está disponível no Diário Oficial do Município, no site da Prefeitura de Juazeiro do Norte, junto à íntegra da Portaria nº 67/2025.

Em caso de abandono, falta de cuidados ou descumprimento das normas, a administração poderá remover as plantas sem aviso prévio.

publicidade
publicidade