Juazeiro do Norte celebra 100 anos de Irmã Nely Sobreira, referência em educação e trabalho social

Juazeiro do Norte celebra o centenário de Irmã Nely Sobreira, reconhecida por décadas de dedicação à educação e ao trabalho social.

Notícias, Regional

Nesta quarta-feira (14), Juazeiro do Norte comemora o centenário de nascimento da Irmã Nely Sobreira, nascida em 1925 no antigo Sítio Brejo Queimado, atual bairro Timbaúbas. Ela dedicou sua vida à educação, à caridade e à fé, deixando um legado duradouro na cidade.

Desde jovem, Irmã Nely atuou como professora na Escola Rural de Juazeiro. Em 1947, integrou o quadro de docentes a convite de Amália Xavier de Oliveira. Eleita vereadora pelo PSD para o período de 1948 a 1950, optou por abrir mão do mandato para seguir sua vocação religiosa, ingressando na Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado em 1949.

De volta a Juazeiro, em 1951, passou a residir e trabalhar no Dispensário Nossa Senhora das Dores. Por décadas, desenvolveu atividades sociais e educacionais, atendendo famílias, principalmente as mais carentes do bairro Limoeiro e regiões próximas, além de atuar na evangelização da comunidade.

O legado de Irmã Nely também é preservado na Escola de Educação Infantil que leva seu nome, inaugurada em 23 de janeiro de 2024 e integrante do Programa Educa Juazeiro. A unidade possui estrutura moderna e sustentável, incluindo placas solares para autossuficiência energética. Antes da inauguração, a creche funcionou por 50 anos em espaço alugado da Congregação, atendendo cerca de 520 crianças do Infantil I ao V.

Irmã Nely Sobreira é lembrada por sua generosidade e contribuição ao desenvolvimento educacional e social de Juazeiro do Norte, mantendo viva a memória de sua dedicação ao próximo.

publicidade
publicidade