Joe Biden é eleito Presidente dos Estados Unidos

De acordo com a Associeted Press, o Democrata já soma 290 delegados, contra 214 de Trump. A consolidação de Biden veio com vitória no estado da Pensilvânia




Mundo, Notícias

Após cinco dias de apuração, o Democrata Joe Biden está sendo projetado oficialmente como presidente eleito dos Estados Unidos da América. Segundo apuração da agência de notícias Associeted Press, o democrata já soma 290 delegados no Colégio Eleitoral, para vencer ele precisaria atingir ao menos 270.

Biden conseguiu a vitória em estados bastante decisivos, como Nevada e Pensilvânia. Na Pensilvânia a diferença entre ele e Trump é mínima, porém, não é mais possível que Trump consiga virar o jogo por meio do voto. Biden também vem liderando em outro estado chave, a Georgia, caso se consolide vencedor lá, ele irá atingir 306 delegados. Por sua vez, Trump terá somado apenas 214. Assim, Biden seria eleito com excelente margem de diferença.

Joe Biden também lidera no voto popular, soma 50,6%, já Trump tem 47, 7%. O democrata também se tornou o candidato a presidente mais votado da história do país, superando Obama quando eleito para o primeiro mandato. Inclusive, Joe Biden foi vice de Barack Obama em seus dois mandatos presidenciais.

A vitória de Biden não acalma os ânimos, Trump vem deixando claro que não irá reconhecer a derrota, vem também colocando dúvidas sobre o processo eleitoral. Entretanto, o ainda presidente Trump não apresentou nenhuma comprovação para as alegações feitas por ele.

Trump deve buscar a recontagem dos votos e uma posterior ação na Suprema Corte americana, isso provavelmente adie ainda mais a confirmação oficial de Biden como presidente eleito. Acrescenta-se que a apuração segue, pois todos os estados ainda estão computando votos. No entanto, segundo o quadro atual, Biden está eleito, não é considerado possível que Trump consiga reverter seu prognostico de derrota, ao menos nas urnas e no voto.