Jiboia de quase 3 metros é achada dentro de pneu em terreno no Crato

Sem apresentar machucado ou ferimento aparente, a cobra foi devolvida ao seu habitat natural.




Natureza, Notícias

Bombeiros resgataram nesta quarta-feira (9) uma cobra jiboia de quase três metros que estava dentro de um pneu em um terreno no Bairro Muriti, município do Crato, no Cariri cearense. Os militares foram acionados pela proprietária do terreno por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

De acordo com o Subtenente Carlos Lira Montes, a solicitante da ocorrência informou que havia visto uma cobra grande em seu terreno. “Quando estávamos procurando achamos a cobra dentro de um pneu velho”, relatou o comandante do socorro. Sem apresentar machucado ou ferimento aparente, a cobra foi devolvida ao seu habitat.

Nesta terça-feira, uma outra jiboia também surpreendeu as funcionárias de um restaurante em Sobral, no norte do Ceará. A cobra de 2 metros foi encontrada dentro do banheiro feminino do estabelecimento. O animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros.

A Boa constrictor ou cobra jiboia, como é conhecida popularmente, é uma serpente típica da América Central e do Sul. Ao contrário do que muitos pensam, a jiboia não é venenosa, mata sua presa por constrição.

No Brasil, consideram-se duas subespécies de jiboias: a boa constrictor ou jiboia amarela, que é de grande porte, e a boa constrictor amarali, que é de menor porte, acinzentada, mais agressiva. Podem ser encontradas na Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.

Fonte: G1 Ceará