Enem 2022: prazo para pedir isenção vai até 15 de abril

O período para solicitação da taxa de isenção vai do dia 04 a 15 de abril.




Educação, Notícias

Está aberto o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022). A solicitação pode ser feita até às 23h59 do dia 15 de abril, através da Página do Participante, no portal do Governo Federal (gov.br).

Quem tem direito a taxa de isenção?

Para realizar a solicitação da isenção, o estudante precisa atender há alguns critérios. É necessário que o vestibulando esteja cursando a última série do ensino médio no ano de 2022, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública, ou como bolsista integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pessoas que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica e inscritas no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal, também podem solicitar a isenção.

Para finalizar a solicitação é preciso ter em mãos a cédula de identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar; a cópia do cartão com o NIS válido e declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública. No caso de participante bolsista em instituições privadas, deve-se acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

A isenção da taxa não garante a participação no exame. Os interessados em realizar a prova ainda deverão realizar a inscrição na Página do Participante após o edital que será publicado pelo Inep.