Início da vida escolar: o que esperar desta etapa?

Não só os pais, mas também a escola devem ser orientados por profissionais especializados para este momento.




Educação, Notícias
menino na escola (Foto: Anil Sharma/Pixabay)

O início da vida escolar é um período de muita expectativa e ansiedade para os pais e para as crianças. Como escolher a melhor escola para seu filho? Como saber se a adaptação escolar está dentro do que é esperado? Essas são só algumas das principais dúvidas que angustiam os pais na hora de colocarem os filhos na vida escolar.

Não só os pais, mas também a escola devem ser orientados por profissionais especializados para este momento. A psicopedagogia é uma das principais áreas que podem dar o suporte adequado a todas as partes envolvidas nesta etapa.

Renata Alves, psicopedagoga clínica e especialista em Transtorno do Espectro Autista, dá algumas dicas importantes para a melhor adaptação escolar.

  1. Procure uma escola que tenha uma proposta pedagógica que a família entenda e se identifique. Neste momento, confiança é tudo.
  2. Visite a escola para conhecer o ambiente e os profissionais, mesmo antes das aulas iniciarem. É importante levar a criança junto, afinal ela precisa gostar do ambiente.
  3. Escolha um lugar que tenha profissionais comprometidos e capacitados para trabalhar com infância.

A adaptação escolar não tem um tempo pré-definido para acontecer. É importante ter calma e respeito pelo tempo que cada criança necessita.

Ela ressalta ainda a importância do acolhimento e atenção por parte da escola para com os pais também, já que esse período é desafiador também para eles.