Incêndio na URCA: Pesquisa de professores da instituição já apontava risco grave na infraestrutura do galpão

Após notificação, o Ministério Público acionou a Reitoria da URCA sobre os riscos de incêndio e explosão nos departamentos




Notícias, Regional

No período da greve, de março a abril deste ano, o Sindicato de Docentes da Universidade Regional do Cariri (SINDURCA) e o Comitê de Greve criaram o dossiê de infraestrutura da instituição. A pesquisa mapeou 20 dos 31 cursos nos campi de Crato, Juazeiro e Barbalha, e dividiu em três grupos os riscos que os departamentos apresentavam. O galpão, atingido por incêndio nessa quinta-feira, 7, estava na etapa 1, de ‘alto risco’.

O galpão, além de já apresentar o alto risco pelo acúmulo de materiais, é próximo ao laboratório de Química. O curso é apontado como o mais vulnerável, por possuir materiais inflamáveis e baixo cuidado com a infraestrutura do local, que ficam mais expostos em períodos de chuva. Todo o material foi encaminhado ainda em abril ao Ministério Público, que notificou a Reitoria da URCA em agosto. O Governo do Estado também foi notificado sobre as situações.

A coleta de dados também apontou os cursos de Biologia, Enfermagem, Artes Visuais e Teatro no grupo 1, de alto risco. Todos estão inseridos no campus Pimenta, em Crato. No grupo 2, estão: Arquitetura, Construção Civil, Economia, Educação Física, Pedagogia, Engenharia de Produção, Física, Geografia, História e Turismo. Por último, os cursos de Medicina e Direito.

A pesquisa foi realizada através de formulário, e também questionou sobre instalações administrativas, laboratórios, salas de aula, serviços, acessibilidade e desenvolvimento do trabalho docente. Sobre a qualidade dos laboratórios, 70% da coordenação dos departamentos apontou os equipamentos como ‘insuficientes’, e 40% dos cursos afirmaram estar parados pela falta de infraestrutura.

Em continuidade, 70% afirmou possuir alunos, professores ou técnicos administrativos com deficiências. Sobre acessibilidade, 50% das respostas apontavam os locais da URCA como ‘insuficiente’ para a mobilidade dessas pessoas, 30% considerou ‘regular’, e 20% afirmou ser ‘bom’.

A perspectiva da SINDURCA, seção sindical do ANDES Sindicato Nacional, é ampliar o dossiê e torná-lo único, com as informações de todos os cursos presentes na Universidade Regional do Cariri.