Imposto de Renda 2024: saiba como agilizar o processo

A estimativa do Governo é que sejam declarados, aproximadamente, R$ 43 milhões nesse ano.




Economia, Notícias
economia, imposto de renda

O período de entrega para a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) tem prazo até 31 de maio. O Imposto de Renda é um tributo federal, sendo necessário que trabalhadores informem anualmente seus ganhos e despesas à Receita Federal. Estão inclusos: salário, aluguéis, compra ou venda de imóvel e veículo, mensalidades de escolas ou faculdades e rendimentos obtidos no ano anterior.

Em 2024, foram realizadas algumas alterações relacionadas à declaração. E, para agilizar o envio, é preciso conhecê-las.

  • Aumento do rendimento: a Receita Federal aumentou o valor cobrado, exigindo rendimento anual de R$ 30.636,90 no ano-base de 2023. Isso aconteceu devido à ampliação da faixa de isenção.
  • PIX: assim como no ano anterior, o contribuinte pode optar por recebimento via PIX, antecipando a entrega. Nesta modalidade, o primeiro lote da restituição começa no dia 31 de maio.
  • Declaração pré-preenchida: este modelo já está disponível para acesso e pode acelerar o processo de entrega e recebimento da restituição. Contudo, é preciso que o contribuinte tenha conta no portal do Governo (e-CAC) com nível ouro ou prata e atualizar os dados necessários.
  • Pendências: para garantir que nada ficou de fora, no programa, há a opção “Verificar Pendências”. Ela aponta as informações que devem ser preenchidas. Outra dica importante é conferir, periodicamente, o andamento da restituição para assegurar o envio correto ou saber se caiu na malha fina.

Para Inaldo Sobreira, coordenador do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Maurício de Nassau Juazeiro do Norte – Uninassau, manter a organização dos documentos necessários é essencial na hora de preencher a declaração. “A celeridade na entrega é importante para quem busca receber as restituições do IR mais rápido. Isso também envolve o formato escolhido e a forma de recebimento”, afirma.

Por isso, o ideal é reunir os documentos e recibos necessários ao longo do ano. Os contribuintes que não declararem o DIRPF dentro do prazo fixado estão sujeitos a Multa por Atraso na Entrega de Declaração (MAED), além de ficar com CPF em situação “pendente de regularização”.

Projeto Doe e Declare!

A Uninassau Juazeiro do Norte, por meio do curso de Ciências Contábeis e o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), lança, em abril, o projeto “Doe e Declare!”. O objetivo dessa ação é auxiliar a comunidade civil, microempreendedores individuais (MEI) e pequenos proprietários rurais na entrega do Imposto de Renda de forma simplificada e segura.

O atendimento é gratuito, mas é necessário doar 2kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições da Região do Cariri. O agendamento deve ser feito pelo e-mail [email protected]. O NAF fica localizado no Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) da Uninassau, na Rua da Conceição, 1362, São Miguel.