Igreja anuncia processo de beatificação do Padre Cícero Romão

Considerado Santo Popular do Nordeste, Padre Cícero agora é reconhecido como Servo de Deus, primeiro passo do processo de beatificação.




Notícias, Regional

Em missa realizada na manhã deste sábado, 20, na igreja do Socorro, em Juazeiro do Norte, o bispo diocesano Dom Magnus Henrique, anunciou que o Vaticano abriu formalmente processo de beatificação do Padre Cícero Romão Batista. A informação veio no dia que marca o aniversário de falecimento do pároco, que agora ganhará perante a Igreja Católica o título de Servo de Deus.

Durante a celebração religiosa, o bispo afirmou que a Diocese havia recebido comunicado oficial da Santa Sé, do Dicastério para Causa dos Santos, para dar início ao processo de beatificação. Ele ponderou, ainda, que o comunicado foi expedido seguindo ordem direta do Papa Francisco, autoridade máxima da Igreja Católica. Foi relatado por Dom Magnus, também, que a carta data de 24 de junho deste ano.

Com a alcunha de Servo de Deus, a autoridade diocesana tem abertura para dar encaminhamento às demais ações de beatificação e canonização, momento em que o Padre Cícero será definitivamente reconhecido como santo.

Observa-se que os trâmites para reconciliação entre o santo popular do Nordeste e a Igreja Católica, começaram há mais de uma década. Em 2006, uma comitiva de religiosos brasileiros levou à sede do Vaticano, em Roma, um pedido de reabilitação do Padre Cícero, à época considerado expulso da igreja. O documento reuniu um total de 254 assinaturas de bispos nacionais.

Em 2015, nove anos após o pedido inicial, o Vaticano perdoou as punições impostas ao santo popular, abrindo caminho para que houvesse hoje o reconhecimento dele enquanto Servo de Deus.

Morto há 88 anos, em 1934, o pároco juazeirense segue até a contemporaneidade arrastando multidões. Segundo dados recentes, as romarias em seu louvor chegam a reunir anualmente mais de 2 milhões de romeiros na cidade de Juazeiro do Norte. Em alguns momentos a população flutuante faz com que o número de ocupantes da cidade mais que dobre, quando comprado aos dados oficiais de habitantes.