Ignorando a escolha dos estudantes, Enem acontecerá em janeiro

As datas anunciadas pelo Inep e pelo MEC nesta quarta-feira (8/7) chamaram a atenção pelo fato de não coincidirem com a preferência dos estudantes.




Educação, Notícias
Questões 'polêmicas' devem ficar fora da prova do ENEM, diz Inep

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve a aplicação adiada por causa da pandemia do novo coronavírus, terá o novo prazo para aplicação das provas foi divulgado hoje. O evento aconteceu no Ministério da Educação (MEC).

Segundo o levantamento feito pelo Inep, para 49,7% dos estudantes, o Enem impresso deve ser aplicado em 2 e 9 de maio de 2021 e o Enem digital em 16 e 23 de maio. As provas estavam originalmente marcadas para acontecer em novembro.

Em entrevista coletiva na Sala de Atos do Ministério da Educação (MEC), representantes da pasta e do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) apresentaram as novas datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, que tem mais de 5,8 milhões de estudantes inscritos.

Confira:

  • Enem tradicional: 17 e 24 de janeiro de 2021
  • Enem digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021
  • Reaplicação: 24 e 25 de fevereiro de 2021
  • Resultados: 29 de março de 2021 

Participam da entrevista coletiva o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel; o presidente do Inep, Alexandre Lopes; o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Antunes Culau; além de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). 

As datas anunciadas pelo Inep e pelo MEC nesta quarta-feira (8/7) chamaram a atenção pelo fato de não coincidirem com a preferência dos estudantes. Representantes dos órgãos explicaram que a escolha dos alunos não foi o único critério de escolha, também houve consultas técnicas para encontrar uma opção adequada.

Antonio Paulo Vogel, secretário executivo do MEC, admitiu que “não é uma decisão perfeita e maravilhosa para todos” e explicou que buscou uma “solução técnica”.

Confira a entrevista coletiva