I Seminário Salve a Chapada do Araripe debate urgência da preservação ambiental no Cariri

Evento gratuito reúne especialistas e comunidade para proteger a caixa d’água do sertão.

Natureza, Notícias

No dia 26 de agosto, o Cariri recebe o I Seminário Salve a Chapada do Araripe, um encontro gratuito que vai discutir a importância da Chapada do Araripe, uma região de enorme biodiversidade e vital para o abastecimento de água do sertão. Proteger a Chapada é garantir água limpa, preservar espécies únicas e manter o equilíbrio ambiental da região, que sofre pressão do agronegócio e do desmatamento.

O evento acontecerá das 8h às 17h, no auditório do Geopark Araripe, no Crato, reunindo pesquisadores, representantes do ICMBio, ativistas e a comunidade. Na manhã, haverá apresentações sobre o cenário atual da Chapada e ações de preservação do ICMBio. À tarde, os participantes poderão se envolver em grupos de trabalho com seis temas: impactos do agronegócio, água, biodiversidade, agricultura familiar e segurança alimentar, saúde única e planejamento de atividades.

O seminário é uma oportunidade para fortalecer o compromisso coletivo com a preservação da Chapada do Araripe, discutir soluções práticas e valorizar a importância desse bioma para o Cariri e todo o sertão. No momento da inscrição, cada participante terá a oportunidade de indicar o grupo de trabalho em que deseja atuar. Ao final do seminário, todas as ideias e propostas discutidas serão apresentadas e compartilhadas com todos os presentes