O Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP), em Barbalha, anuncia o recebimento de um equipamento de hemodinâmica de última geração, o ARTIS icono, da Siemens Healthineers. A tecnologia, inédita no Norte e Nordeste, será utilizada em procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), reforçando o papel do hospital como referência em saúde na região do Cariri.
Com a novidade, o HMSVP amplia a capacidade em procedimentos endovasculares, radiológicos, oncológicos e neurológicos. Tudo isso em uma única sala, com muito mais eficiência e segurança, o que representa um avanço significativo no atendimento aos pacientes do SUS.
Entre os principais diferenciais do novo equipamento estão a produção de imagens 3D em apenas 2,5 segundos, a alta precisão de reposicionamento, inferior a 0,5 mm, e a redução no uso de contraste e radiação. Além disso, há a possibilidade de reaproveitar imagens já capturadas, tornando os procedimentos mais rápidos e seguros.
Para a diretora executiva do hospital, Irmã Glória Querino, o investimento mostra o compromisso da instituição com a população, e revela cuidado e inovação para toda a região: “É um avanço que beneficia não só Barbalha, mas os 45 municípios que compõem a região de saúde do Cariri.”.
Agora, com o novo serviço, o HMSVP se torna o primeiro hospital do Norte e Nordeste a disponibilizar a tecnologia. O feito consolida a instituição como referência em inovação, garantindo acesso a técnicas modernas, minimamente invasivas e seguras, sempre com o compromisso de salvar vidas.

