Grupo de pesquisa do Cariri têm 6 trabalhos publicados em revista nacional

Os artigos publicados são resultantes de uma pesquisa sobre o aproveitamento de diferentes resíduos agroindustriais para produção de farinhas e produtos alimentícios.




Educação, Notícias

O grupo de pesquisa em Biotecnologia de Produtos Naturais – BPN, da Fatec Cariri, orientado pelo professor doutor em biotecnologia Erlanio de Sousa, e a professora doutora em Engenharia Agrícola Cícera Gomes, realizou a publicação de seis artigos científicos na Revista Brasileira de Agrotecnologia, REBAGRO.

Os artigos publicados são resultantes de uma pesquisa que está em andamento sobre o aproveitamento de diferentes resíduos agroindustriais para produção de farinhas e produtos alimentícios. As matérias primas estudadas são frutos típicos da região do cariri cearense: resíduos do maracujá, babaçu, macaúba, manga e mangaba.

As publicações são referentes à participação do grupo no I Congresso Brasileiro online de Ciência de Alimentos – I COBRANCA, que aconteceu no período de 06 a 09 de Abril de 2021. O evento teve discussões na área científica de alimentos voltada à cadeia produtiva dos alimentos, e também incentivou a troca de experiências entre discentes, docentes e empresários, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico da ciência e tecnologia de alimentos em um ambiente totalmente virtual.

O objetivo do grupo, que é composto por bolsistas de Iniciação Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP, do curso de Tecnologia em Alimentos da Fatec Cariri, é contribuir com a comunidade científica a partir da reutilização destes resíduos, conferindo um novo destino a estes, evitando o desperdício e oferecendo novos produtos com qualidade nutricional.