Governo do Ceará descarta uso de máscaras em ambientes abertos

Decisão vai de acordo com os baixos níveis de internações e infecções do vírus da Covid-19.




Notícias, Saúde

O governador do estado do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou nesta sexta-feira (18) a não obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos. A medida, acatada pelo Cômite Estadual de Enfrentamento à Pandemia, faz parte do novo decreto de combate a Covid-19, e deve entrar em vigor na próxima segunda-feira (21).

Apesar de seguir os exemplos de flexibilização do uso de máscara adotados em outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, a obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados permanece. Segundo o novo decreto, a apresentação do comprovante de vacinação em locais como bares e restaurantes, deve continuar, mas agora comprovando a tomada das  três doses do imunizante contra a Covid-19. 

Durante o anúncio, realizado ao lado do prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, e do secretário da Saúde, Marcos Gadelha, o governador comentou que se sente agradecido “a todos os cearenses que têm nos dado apoio. E eu repito que nossas decisões sempre foram pautadas na ciência, com o objetivo de salvar vidas”, conclui. 

De acordo com a equipe da secretaria de saúde do Governo do Ceará, a decisão foi consolidada após um estudo na regressão dos índices de Covid-19 após o surto da variante ômicron, unido ao avanço da vacinação nos municípios.