Gilberto Braga, autor de novelas clássicas, morre no Rio de Janeiro

Braga foi autor de novelas como Vale Tudo e Celebridade. Ele tinha 75 anos foi vítima de uma infecção generalizada.




Brasil, Notícias

A notícia da morte do autor de telenovelas Gilberto Braga veio à público na noite desta terça-feira, 26. De acordo com notícias do portal G1, o dramaturgo estava internado desde a última sexta-feira, 22, vindo a sofrer posteriormente uma septicemia. A septicemia trata-se de uma reação desproporcional do próprio corpo a uma infecção de grau elevado.  

Gilberto Braga tinha 75 anos e, segundo Bernardo Araújo, seu sobrinho, ele já vinha lidando há alguns anos com uma série de problemas de saúde. Bernardo contou ao G1 que o tio havia passado por vários procedimentos médicos nos últimos anos, e que ele também estava enfrentando dificuldades para andar.

Braga se consagrou como um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira, em seu currículo tem clássicos como Corpo a Corpo (1984), Vale Tudo (1988) e Celebridade (2003). Além de Paraíso Tropical (2007), trama que lhe rendeu o prêmio Emmy Internacional de melhor telenovela. Gilberto Braga também supervisionou o texto da novela Lado a Lado (2012), que ganhou a estatueta do Emmy em 2013.

Entre suas produções constam, ainda, séries e minisséries marcantes para a TV, como Anos Dourados (1986) e Anos Rebeldes (1992). Seu último trabalho para televisão foi em 2015, quando escreveu Babilônia, ao lado do roteirista Ricardo Linhares

Atores como Tony Ramos, Zezé Motta, Marcos Veras, Marcelo Médici e José de Abreu lamentaram a morte do novelista. Tony Ramos classificou Gilberto Braga como alguém brilhante.