Gás de cozinha tem reajuste de 4% no preço

A resolução do CNPE de 2005 determinava que o GLP envazado em botijões de até 13 quilos deveria ser vendido para distribuidoras a preços menores




Notícias
Gás de cozinha tem reajuste de 4% no preço

Foto: reprodução

A Petrobras informou que partir desta segunda-feira, 25, terá reajuste de 4% no preço do gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha, para os botijões de até 13 quilos.

Além do gás de cozinha, a estatal decidiu também aumentar o preço do GLP industrial e comercial em 0,6%. Diante da alta, os dois produtos terão os preços igualados.

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), em agosto, decidiu acabar com a política de preços diferentes entre os botijões de gás industrial e comercial. 

A resolução do CNPE de 2005 determinava que o GLP envazado em botijões de até 13 quilos deveria ser vendido para distribuidoras a preços menores que o gás nos botijões com maior capacidade de volume.

Mas, o CNPE entendeu que a resolução produzia distorções no mercado de gás e não garantia os descontos esperados para as famílias, especialmente as de baixa renda.

Até então, a Petrobras vendia o gás que vai para vasilhames de até 13 quilos com preço mais baixo e compensava a diferença nos botijões maiores.