Após gabarito com respostas racistas, Inep divulga alterações.

O novo gabarito surgiu depois de críticas dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nas redes sociais.




Notícias

Nesta quinta-feira (28), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alterou o gabarito de questões na prova de Linguagens, após críticas dos concorrentes do exame nas redes sociais. Foi apontando racismo estrutural em algumas questões consideradas corretas pelo Instituto. 

Aplicada no primeiro dia, a questão que veio à tona foi do caderno de Linguagens. Com passagem do livro “Americanah”, da escritora Chimamanda Ngozi Adichie, uma cabelereira e sua cliente, ambas negras, estão conversando. Durante o diálogo a cabelereira pergunta a sua cliente se ela deseja alisar os cabelos, e a sua reposta é negativa, afirmando que ela gosta deles “do jeito que Deus fez”. 

O enunciado da questão pergunta quais argumentos sustentam a resposta da cliente. Na primeira versão do gabarito a resposta correta é a letra D, que relaciona a atitude da mulher a uma “postura de imaturidade”.  

A nova versão aponta como correta a questão C, que representa “uma atitude de resistência”. 

Questão de Linguagens do ENEM 2020

Além dessa questão, participantes identificaram outras respostas problemáticas no gabarito, também já alteradas após revisão. 

Em nota, o Inep disse que houve uma alteração no gabarito após o retorno das provas para o órgão e que não havia sido salva no banco de dados. “A autarquia verificou que uma modificação feita no gabarito após o retorno das provas para o Inep não foi salva no banco de dados. Em função disso, a área técnica providenciou uma revisão no material e o instituto já disponibilizou as versões corrigidas no seu portal”. 

O novo gabarito pode ser acessado na página do participante.