Fundadoras do GRUNEC recebem título de Doutoras Honoris Causa da URCA

Valéria e Verônica foram agraciadas na noite desta quarta-feira (24)

Educação, Notícias

Na noite desta quarta-feira (24), as gêmeas Valéria Gercina das Neves Carvalho e Verônica Neuma das Neves Carvalho receberam o título de Doutoras Honoris Causa da Universidade Regional do Cariri (URCA). A cerimônia aconteceu às 18h, no Salão de Atos da universidade, no campus do Pimenta, em Crato, após aprovação unânime do Conselho Universitário.

As irmãs têm uma trajetória marcante na luta antirracista e na valorização das heranças africanas no Ceará. Fundadoras do Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC) e do Terreiro das Pretas, elas se tornaram referência de resistência, ancestralidade e educação popular na região.

A solenidade de entrega dos títulos ocorreu durante o XVI Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra. Nascidas no Crato e descendentes de quilombolas do Piauí, Valéria e Verônica atuam desde 2001 no GRUNEC, promovendo controle social de políticas públicas, combate ao racismo e fortalecimento da presença negra na vida política e cultural do Cariri. Além disso, mantêm um trabalho contínuo de formação e acolhimento no Terreiro das Pretas, reconhecido como Pontão de Cultura pelo Ministério da Cultura, onde acontecem oficinas, rodas de conversa, atividades educativas e eventos ligados à ancestralidade e à memória do povo negro do Cariri.

Educadoras populares, Verônica e Valéria possuem formação em Biologia e Assistência Social, e Pedagogia, respectivamente. O título de Doutor(a) Honoris Causa é a maior honraria que uma universidade pode conceder e reconhece personalidades que se destacam por suas contribuições em áreas como cultura, educação, ciência ou direitos humanos.

publicidade
publicidade