Fintechs de bancos e corretoras digitais revolucionam o setor financeiro do Brasil

Novas tecnologias, facilidades e benefícios para o investidor, são os grandes responsáveis por essa transformação positiva




Notícias
Bancos digitais

As novas tecnologias e o mercado financeiro andam de mãos dadas. Não é por acaso que os bancos tradicionais foram os primeiros a sentir o impacto do crescimento das fintechs, sejam elas no formato de bancos digitais ou de startups voltadas para o mercado de investimento. A tendência, como tem mostrado o setor, é que este crescimento se mantenha nos próximos anos, com cada vez mais facilidade e oferta para o investidor.
Nos últimos 10 anos, a forma de atuar no mercado de ações mudou por completo. Se antigamente a imagem era de gritaria e corretores com vários telefones na mão, hoje em dia a compra e venda de ações pode começar, por exemplo, com o download do MetaTrader 4. O software disponível na AvaTrade é um exemplo de como a tecnologia pode fazer a diferença na vida de um investidor. Além de poder comprar e vender ações pela internet, o usuário também possui gráficos, históricos de investimentos, dicas e streaming de notícias. Ou seja, acesso a informações que, antigamente, só os corretores possuíam. Assim, o mercado financeiro de hoje é completamente diferente de alguns anos atrás.

Bancos digitais no Brasil

No Brasil, as fintechs surgiram para mudar o setor bancário. O Banco Inter, por exemplo, atingiu mais de 6 milhões de clientes em junho deste ano. Um número incrível para a empresa com sede em Belo Horizonte, e que foi fundada pelo mineiro Rubens Menin. O banco é apenas um exemplo em um mercado com cada vez mais alternativas.
Mais algumas mudanças devem vir pelo caminho. Recentemente, empresas como a Renner, a Riachuelo e a Marisa estão buscando informações para se transformarem em bancos digitais. A ideia é aproveitar o crescimento de clientes neste tipo de banco e facilitar o pagamento de compras via e-commerce ou até mesmo as compras nas lojas físicas. Isso tem potencial de aumentar a oferta de bancos, e expandir ainda mais a oferta para os clientes. Ou seja, apenas aspectos positivos.

Impacto tecnológico

A discussão sobre o impacto das novas tecnologias em nossas vidas, seja no aspecto pessoal ou profissional, é algo importante e tem acontecido com certa frequência. Algumas pesquisas mostram que o uso de novas tecnologias ajuda na aproximação das pessoas, diferente da ideia de isolamento que alguns têm. Por isso, é essencial entender que o uso positivo dessas tecnologias gera benefícios ao usuário.
Outra discussão comum é com o risco do crescimento das inovações chegarem ao ponto de, em algum momento, o trabalho humano se tornar desnecessário. Nós já fizemos um artigo sobre isso, e trouxemos uma análise profunda sobre a questão. Afinal, essa conversa é importante até para perder o medo com algumas inovações que estamos conseguindo descobrir. O mercado financeiro é o melhor exemplo disso.
Os benefícios das fintechs, das corretoras online e das plataformas de trading são variados e inquestionáveis. O mercado de ações nunca contou com tantas pessoas como atualmente, e esse número só deve crescer nos próximos anos. As novas tecnologias são uma realidade, e a melhor forma de se aproveitar disso é aprender como elas funcionam e como elas podem nos beneficiar na rotina profissional e pessoal de cada um.