Fé e tradição marcam a partilha do bolo do Padre Cícero

Depois de dois anos em formato virtual, a repartição do bolo voltou a ocorrer no Largo da Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte.




Notícias, Regional

Na madrugada desta quinta-feira, 24, no Largo do Socorro, em Juazeiro do Norte, foi realizada a partilha do bolo do Padre Cícero. Esse momento é um dos mais aguardados da semana que comemora o nascimento do patriarca da cidade, que em 2022 celebraria 178 anos. A Semana Padre Cícero, como é denominada, vinha ocorrendo de modo virtual desde 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, e neste ano retornou ao seu formato original, o que reuniu centenas de fiéis aos pés da igreja matriz de Juazeiro do Norte.

Os festejos começaram às 19h, e foram marcados por dezenas de bolos levados por devotos, todos espalhados pelos mais diversos pontos da praça do Socorro. Além disso, houve a tradicional distribuição, como sempre gratuita, do Caldo da Dona Nair. O momento também contou com uma grande queima de fogos, a fim de marca a chegada do dia de nascimento do santo popular de juazeiro, como também é conhecido o Padre Cícero.

Quando os relógios marcaram meia-noite, os fogos tiveram início, e com eles a repartição do bolo. Segundo a prefeitura municipal, o bolo do Padre Cícero tinha mais de 50 metros, e foi integralmente distribuído aos fieis durante o inicio da madrugada.

Dona Perpetua Arraes realiza corte do bolo do Padre Cícero, no Largo da Capela do Socorro.

Devotos também levaram seus bolos, como dito anteriormente, eles também realizaram a distribuição. Dona Perpetua Arraes afirmou que todos anos produz um bolo em homenagem ao padre Cícero, ela contou que estava feliz em voltar a levar o confeito para a praça e distribuir entre todos. Lembrou, ainda, que durante a pandemia fez prece ao santo popular que se ninguém de sua família adoecesse gravemente pela Covid-19, e que diante da graça alcançada dividir o bolo era um gesto de gratidão.

As festividades contaram, ainda, com apresentações musicais de diversos seresteiros locais, além do cantor Jota Faria.