FATELL e Fundação Cariri outorgam o título de Doutor Honoris Causa ao professor Cícero Moraes

3D Designer graduado em Marketing e pós-graduando em Metodologia do Ensino Superior, publicou dois livros e escreveu diversos tutoriais e artigos voltados a computação gráfica 3D principalmente para iniciantes.




Educação, Notícias

A Faculdade Tecnológica de Limoeiro do Norte (FATELL) e a Fundação Cariri (FUNCAR) realizam na terça-feira (15/02) solenidade de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao professor e pesquisador Cícero André de Costa Moraes. A solenidade acontece às 10h no Auditório do Colégio Diocesano de Crato.

A titulação é um reconhecimento ao seu relevante trabalho prestado à ciência como designer 3D. O professor Cícero Moraes é natural de Chapecó (SC) palestrante, especializado em reconstrução facial 3D digital, confecção e projeto de próteses humanas e veterinárias, desenvolvedor de soluções para planejamento digital de cirurgia ortognática, rinoplastia e ortodontia. É responsável por mais de 70 reconstruções faciais, entre as quais 2 Beatos e 18 santos, como a de São Vicente, apresentada no domingo (13/02) na Catedral da Sé.

O projeto da Face de São Vicente de Paulo, que teve início em 2015, idealizado pelo Dr. José Luís Lira e foi executado pelo professor Cícero Moraes. Em 2021 a convite do próprio Dr. Luis Lira, a Fundação Cariri ingressou no projeto agora finalizado e entregue à comunidade católica.

Cicero André da Costa Moraes.

3D Designer graduado em Marketing e pós-graduando em Metodologia do Ensino Superior, publicou dois livros e escreveu diversos tutoriais e artigos voltados a computação gráfica 3D principalmente para iniciantes. 

É integrante do grupo de pesquisas arqueológicas Arc-Team da Itália, Vice-Coordenador da Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal (EBRAFOL), Acadêmico Honorário da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI) e Membro Honorário da Sociedad Peruana de Odontología Legal Forense y Criminalística (SPOLFOC). Ministrou mais de 100 palestras e 50 minicursos nas cinco regiões brasileiras e outros países participando de eventos como a Campus Party (México e Brasil), a COMTEL (Peru), a Latinoware (PR), a III Jornada de Odontologia e Antropologia Forense na USP e o FISL (RS). 

Em 2014 recebeu a Comenda Colonizador Ênio Pipino, na cidade de Sinop-MT e em 2015 foi honrado com o título de Cidadão Mato-Grossense oferecido pela Assembleia Legislativa do estado. Ainda nesse ano forneceu 27 reconstruções faciais para a mostra ?FACCE ? os muitos rostos da história humana? apresentada em Pádua na Itália, onde além de dezenas reconstruções voltadas à evolução humana também apresentou as faces de Santo Antônio de Pádua e outras personalidades da cidade.

 Além de Antônio, reconstruiu a face de outros seis santos católicos, dentre eles Santa Paulina, Santa Rosa de Lima e de Santa Maria Madalena a partir de um crânio supostamente atribuído a ela, presente em Sain-Maximin-La-Sainte-Baume, França. Junto com um grupo de pesquisas interdisciplinar majoritariamente composto por Médicos Veterinários, criou próteses para seis animais. Dentre os trabalhos mais notórios destacam-se o primeiro bico de um tucano, o primeiro casco completo de um jabuti e o primeiro bico de uma arara, todos impressos em 3D e colocados diretamente nos animais. Atualmente trabalha com planejamento digital de cirurgias ortognáticas.

Serviço: Solenidade de outorgo do Título de Doutor Honoris Causa ao professor Cícero Moraes.

Dia 15/02/2022 – 10h

Local: Auditório do Colégio Diocesano de Crato 

          Rua Nelson Alencar, 569 – Centro, Crato – CE.