Expandindo medidas de proteção, o Governo do Ceará firma decreto e estabelece a Ouvidoria da Mulher.

O decreto que estabelece a Ouvidoria da Mulher foi assinado essa terça-feira (26)




Notícias, Segurança

Dentro de uma série de iniciativas de políticas públicas para mulheres anunciadas neste mês de março, o governador Elmano de Freitas e a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, assinaram nesta terça-feira (26) o decreto que estabeleceu a Ouvidoria da Mulher no Ceará, com a presença do chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará, Aloísio Carvalho. O decreto será publicado ainda hoje no Diário Oficial do Estado (DOE).

Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador Elmano de Freitas anunciou essa nova medida e destacou sua importância para o estado, que tem progredido em políticas públicas voltadas para a proteção das mulheres. Ele mencionou que, desde o início do mês, foram feitos anúncios relacionados à autonomia econômica e segurança pública das mulheres, e agora o foco é instituir a Ouvidoria da Mulher.

O objetivo é facilitar o acesso das mulheres para que possam reportar suas denúncias, queixas e reclamações à Secretaria de Mulheres, seja por meios virtuais ou telefônicos, aproximando ainda mais o governo das demandas das mulheres cearenses.

A Ouvidoria da Mulher irá acolher denúncias de diferentes formas de violência, discriminação de gênero, assédio moral e sexual, tanto no ambiente público quanto privado. A vice-governadora Jade Romero explicou que isso representa uma aproximação do poder público para receber demandas de diversas perspectivas de gênero e garantir um encaminhamento adequado para essas situações, promovendo transparência, participação e proximidade do poder público com as mulheres do Ceará.

O atendimento da Ouvidoria da Mulher começa nesta quarta-feira (27) pelo número 155, com a possibilidade de atendimento presencial na Secretaria das Mulheres, e em breve também será disponibilizado um Canal de Atendimento Virtual da Ouvidoria Geral do Estado no site Ceará Transparente.

Aloísio Carvalho, responsável pela pasta estadual que abrange essa demanda, destacou a instituição da Ouvidoria da Mulher como um canal democrático para as mulheres cearenses se dirigirem ao poder público em diversas áreas e situações, garantindo retorno e atenção às mulheres do estado.

Com informações de badalo.com.br